Matemática

Caraterização da Disciplina

O ensino da Matemática participa,pelos príncipios e métodos de trabalho praticados, na educação do jovem para a autonomia e solidariedade, independência empreendedora, responsável e consciente das relações em que está envolvido e do ambiente em que vive.
 
Genericamente, a Matemática é parte imprescindível da cultura humanística e científica que permite ao jovem fazer escolhas de profissão, ganhar flexibilidade para se adaptar a mudança tecnológicas ou outras e sentir-se motivado para continuar a sua formação ao longo da vida.
A Matemática contribuí para a contrução da língua com a qual o jovem comunica e se relaciona com os outros, e para a qual a Matemática fornece instrumentos de compreensão mais profunda, facilitando a selecção, avaliação e integração das mensagens necessárias e úteis,ao mesmo tempo que fornece acesso a fontes de conhecimento científico a ser mobilizado sempre que necessário
 
Finalmente, a Matemática é uma das bases teóricas essenciais e necessárias de todos os grandes sistemas de interpretação da realidade que garantem a intervenção social com responsabilidade e dão sentido à condição humana.
 
São finalidades desta disciplina:
 
  • desenvolver a capacidade de usar a Matemática como instrumento de interpretação e intervenção no real;
  • desenvolver a capacidade de seleccionar a Matemática relevante para cada problema da realidade;
  • desenvolver as capacidades de formular e resolver problemas, de comunicar, assim como a memoria, o rigor, o espírito crítico e a criatividade;
  • promover o aprofundamento de uma cultura cientifíca, técnica e humanística que constitua suporte cognitivo e metodológico tanto para a inserção plena na vida profissional como para o prosseguimento de estudos;
  • contribuir para uma atitude positiva face à Ciência;
  • promover a realização pessoal mediante o desenvolvimento de atitudes de autonomia e solidariedade;
  • criar capacidades de inter
  • venção social pelo estudo e compreensão de problemas e situações da sociedade actual e bem assim pela discussão de sistemas e intâncias de decisão que influenciam a vida dos cidadãos, participando desse modo na formação para uma cidadania activa e participativa.

Competências a Desenvolver

Para desevolver a competência matemática consideram-se os seguntes pricípios fundamentais.

  1. No ensino que parte de propostas de trabalho relevantes e com significado para os estudantes dos diversos cursos, a mediação do professor é um dos processos essenciais na estruturação das aprendizagens significativas e no desenvolvimento da competência matemática dos estudantes. Disponibilizando as ferramentas metemáticas necessárias e participando na organização das ideias, com este tipo de ensino desenvolve-se a capacidade de utilizar a Matemática na interpretação e resolução, a selecção de estratégias para resolver problemas, a formulação de hipóteses e previsão de resultados são orientaões que contribuem para a formação de estudantes que manifestam vontade de aprender e gosto pela pesquisa. Neste âmbito há oportunidades para apreciar o contributo da Matemática para a compreensão e resolução de problemas de Homem através do tempo.
  2. A aprendizagem baseada no trabalho autónomo sobre as situações apresentadas (que podem apresentar vários níveis de resolução) e em actividades que aprofundem os conceitos introduzidos no decurso dos trabalhos, contribui para o desenvolvimento da autoconfiança dos estudantes criando-lhes oportunidades para se exprimirem, fundamentarem as suas opiniões e revelarem espírito crítico, de rigor e confiança nos seus raciocínios.
  3. A participação da Matemática no desenvolvimento das competências profissionais contribui para o desenvolvimento da comunicação (dos conceitos, dos raciocínios ou das ideias) com clareza e progressivo rigor lógico. A definição de trabalhos de grupo, de acordo com as motivações dos estudantes, propicia o desenvolvimento do espírito de tolerância, de cooperação, do respeito pela opinião dos outros e a aceitação das diferenças,e pode contribuir para o desenvolvimento do interesses culturais e do gosto pela pesquisa.

Elenco Modular

Número Designação Duração de referência(horas)
A1 Geometria 36
A2 Funções Plonomiais 36
A3 Estatística 27