Matemática
Caraterização da Disciplina
O ensino da Matemática participa,pelos príncipios e métodos de trabalho praticados, na educação do jovem para a autonomia e solidariedade, independência empreendedora, responsável e consciente das relações em que está envolvido e do ambiente em que vive.
Genericamente, a Matemática é parte imprescindível da cultura humanística e científica que permite ao jovem fazer escolhas de profissão, ganhar flexibilidade para se adaptar a mudança tecnológicas ou outras e sentir-se motivado para continuar a sua formação ao longo da vida.
A Matemática contribuí para a contrução da língua com a qual o jovem comunica e se relaciona com os outros, e para a qual a Matemática fornece instrumentos de compreensão mais profunda, facilitando a selecção, avaliação e integração das mensagens necessárias e úteis,ao mesmo tempo que fornece acesso a fontes de conhecimento científico a ser mobilizado sempre que necessário
Finalmente, a Matemática é uma das bases teóricas essenciais e necessárias de todos os grandes sistemas de interpretação da realidade que garantem a intervenção social com responsabilidade e dão sentido à condição humana.
São finalidades desta disciplina:
- desenvolver a capacidade de usar a Matemática como instrumento de interpretação e intervenção no real;
- desenvolver a capacidade de seleccionar a Matemática relevante para cada problema da realidade;
- desenvolver as capacidades de formular e resolver problemas, de comunicar, assim como a memoria, o rigor, o espírito crítico e a criatividade;
- promover o aprofundamento de uma cultura cientifíca, técnica e humanística que constitua suporte cognitivo e metodológico tanto para a inserção plena na vida profissional como para o prosseguimento de estudos;
- contribuir para uma atitude positiva face à Ciência;
- promover a realização pessoal mediante o desenvolvimento de atitudes de autonomia e solidariedade;
- criar capacidades de inter
- venção social pelo estudo e compreensão de problemas e situações da sociedade actual e bem assim pela discussão de sistemas e intâncias de decisão que influenciam a vida dos cidadãos, participando desse modo na formação para uma cidadania activa e participativa.
Competências a Desenvolver
Para desevolver a competência matemática consideram-se os seguntes pricípios fundamentais.
- No ensino que parte de propostas de trabalho relevantes e com significado para os estudantes dos diversos cursos, a mediação do professor é um dos processos essenciais na estruturação das aprendizagens significativas e no desenvolvimento da competência matemática dos estudantes. Disponibilizando as ferramentas metemáticas necessárias e participando na organização das ideias, com este tipo de ensino desenvolve-se a capacidade de utilizar a Matemática na interpretação e resolução, a selecção de estratégias para resolver problemas, a formulação de hipóteses e previsão de resultados são orientaões que contribuem para a formação de estudantes que manifestam vontade de aprender e gosto pela pesquisa. Neste âmbito há oportunidades para apreciar o contributo da Matemática para a compreensão e resolução de problemas de Homem através do tempo.
- A aprendizagem baseada no trabalho autónomo sobre as situações apresentadas (que podem apresentar vários níveis de resolução) e em actividades que aprofundem os conceitos introduzidos no decurso dos trabalhos, contribui para o desenvolvimento da autoconfiança dos estudantes criando-lhes oportunidades para se exprimirem, fundamentarem as suas opiniões e revelarem espírito crítico, de rigor e confiança nos seus raciocínios.
- A participação da Matemática no desenvolvimento das competências profissionais contribui para o desenvolvimento da comunicação (dos conceitos, dos raciocínios ou das ideias) com clareza e progressivo rigor lógico. A definição de trabalhos de grupo, de acordo com as motivações dos estudantes, propicia o desenvolvimento do espírito de tolerância, de cooperação, do respeito pela opinião dos outros e a aceitação das diferenças,e pode contribuir para o desenvolvimento do interesses culturais e do gosto pela pesquisa.
Elenco Modular
Número | Designação | Duração de referência(horas) |
A1 | Geometria | 36 |
A2 | Funções Plonomiais | 36 |
A3 | Estatística | 27 |