Tecnologias de Informação e Comunicação

Caracterização da disciplina
As Tecnologias da Informação e Comunicação, vulgamente designadas po TIC, surgem na matriz curricular dos cursos de nível secundário de educação, enquanto formação geral, no sistema educativo português, como consequência, entre outros, de dois vetores fundamentais. O primeiro tem a ver com o consenso que existe na sociedade portuguesa de que hoje, como num futuro próximo, qualquer cidadão que não tenha um domínio mínimo destas tecnologias é, de facto, um analfabeto funcional, ficando comprementida a sua integração social. O segundo está intimamente ligado ao facto de a estrutura funcional dos modelos de aprendizagem, tradicionalmente vocacionados para uma escola predominantemente informativa, estar em franca mutação, centrando-se cada vez mais a ação da escola na gestão da informação e nao na sua trnsmissão, atendendo a que as fontes de informacão sao cada vez mais plurias e centradas nas TIC.
Neste sentido, a disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação integra a componente de formação sociocultural dos cursos profissionias, por forma a garantir aos jovens a aprendizagem de ferramentas diversificadas na ótica do utilizar, indispensáveis ao sucesso pessoal e profissional
Assim, a discilpina de Tecnologias da Informação e Comunicação tem como finalidadaes:
- Fomentar a disponibilidade para uma aprendizagem ao longo da vida como condição necessária á adaptação a novas situações e á capacidade de resolver problemas no contexto da sociedade do conhecimento;
- Promever a autonomia, a criatividade, a responsabilidade, bem como a capacidade para trabalar em equipa numa perspetiva de abertura á mundança, á diversidade cultural e ao exercício de uma cidadania ativa;
- Fomentar o interesse pela pesquiza, pela descoberta e pelainovação, face aos desafios da sociedade do conhecimento;
- Promover o desenvolvimento de competências na utilização das tecnologias da informação e comunicação para possibilitar uma literacia digital generalizada, num quadro de igualdade de oportunidades e de coesão social;
- Fomentar a análise crítica da função e do poder das novas tecnologias da informação e comunicação;
- Desenvolver capacidade de pesquizar, tratar, prodizir e comunicar informação, quer pelos meios tradicionais, quer através das novas tecnologias da informação e comunicação;
- Densenvolver capacidades para utilizar, adequadamente, e manipular, com rigor técnico, aplicações informáticas, nomeadamnete em articulação com as aprendizagens e tecnologias específicas das outras áreas disciplinares;
- Promover as práticas inerentes ás normas de segurança dosn dados da informação;
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Promover práticas que permitam lidar, por antecipação, com os condionalismo a que estão sujeios os profissionais da área da informática, nomeadamente a ergonomia e a saúde ocular.

Elenco Modular
Módulo | Designação | Duração de referência (Bloco) |
1 | Folha de Cálculo | 40 |
2 | Gestão de base de dados | 40 |
3 | Criação de Páginas Web | 40 |